Hospital Regional Hans Dieter Schmidt recebe doação de cadeira de rodas especial |
Formação de consórcio e comercialização de produtos estão na pauta do grupo
O Colegiado de Agricultura e Pesca da Associação de Municípios do Nordeste de Santa Catarina (Amunesc) tem novo coordenador. Neste ano, o grupo será liderado pelo secretário de Agricultura e Pesca de Araquari, James Schroeder. "Este é mais um importante fórum que o município de Araquari vai protagonizar. Neste colegiado são debatidos e encaminhados assuntos relacionados à produção rural e pesqueira da região", explica o secretário.
No que diz respeito à agricultura, Araquari atua fortemente com a produção de arroz, banana, hortaliças, palmáceas e maracujá. A Capital Catarinense do maracujá desde 2002, espera uma safra de 1.060 toneladas até junho deste ano e a expectativa é de um giro econômico de mais de R$ 2 milhões, apenas com a cultura do fruto.
Na reunião realizada na manhã de hoje (20) por videoconferência, uma das pautas foi a comercialização intermunicipal de produtos de origem animal processados em pequenas agroindústrias, acompanhadas pelo Serviço de Inspeção Municipal (SIM), que é o que certifica que o alimento está adequado e seguro para o consumo.
"Nós definimos que o Colegiado de Secretários de Agricultura e Pesca dos municípios da região da Amunesc vão buscar, junto com outros colegiados, a formalização de um consórcio multifinalitário, que poderá permitir a adesão ao SISBI/SUASA, que por sua vez, irá permitir a comercialização intermunicipal", explica James.
O SISBI é o Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal, que faz parte do Sistema Unificado de Atenção à Sanidade Agropecuária (SUASA), responsável por padronizar e harmonizar os procedimentos de inspeção de produtos de origem animal para garantir a inocuidade e segurança alimentar.
De acordo com James, o colegiado vai se reunir mensalmente para discutir ações conjuntas com a finalidade de fortalecer a atividade agropecuária e pesqueira na região. "As reuniões são oportunidades de troca de experiências, busca de soluções para problemas em comum, levantamento de demandas ao Governo do Estado, e muitos outros assuntos de grande relevância para a agricultura e pesca dos municípios integrantes da Amunesc", diz.
Estão na pauta do Colegiado neste momento, a integração das produções do litoral e de serra acima, através de estruturas como as Centrais de Abastecimento do Estado de Santa Catarina (Ceasa) e iniciativas como o Consórcio Multifinalitário Intermunicipal.
Deixe seu comentário